Thursday, November 02, 2006

Sermão do Thoty

A visita de Deus

1.O Homem busca por Deus:
O homem por natureza busca por transcendência, é a busca por uma realidade que esteja acima da ordem material! Somos seres carentes de Deus, carentes de transcendência.
(Dt 8.3) - “Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam para te dar a entender que não só de pão viverá o homem mas de tudo que procede da boca do Senhor viverá o homem.”
A luta para encontrar significado na vida é a força motivacional primária do homem.
A verdade é que somente Deus pode dar significado, e pode saciar por completo nossos anseios, materiais e espirituais.
2.Deus se revela ao homem:
Deus dá ao homem a oportunidade de conhecer seu caráter divino.
Ao enviar a Cristo, Deus não estava enviando um outro alguém, uma criatura, ao enviar seu próprio filho Deus estava enviando a si mesmo. Êle não só se tornou humano por nós, foi além, foi á morte de cruz.
(Fp 2-7e8).- “ antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens,e, reconhecido em figura humana,a si mesmo se humilhou , tornando-se obediente até á morte e morte de cruz.”
O valor de um presente é medido pelo que ele custa ao doador e pelo quanto o presenteado merece. Mas Deus nos presenteia, com o seu próprio ser, se entregando á morte, por aqueles que nada merecem...
Muitos desistiram de tudo por Ele, como Ele desistiu de tudo por eles. Ele os amava de forma evidente e simples.
A visita de Deus! (por J.B. Phillips)
Um anjo antigo está mostrando a um anjo muito jovem os esplendores do universo. Eles vêem galáxias turbilhonantes e sóis flamejantes, e depois adejam através de distâncias infinitas do espaço até que finalmente entram em certa galáxia de 500 bilhões de estrelas. Enquanto os dois se aproximam da estrela a que chamamos nosso sol e dos seus planetas circulares, o anjo mais velho aponta para uma esfera pequena e um tanto insignificante que se movia muito lentamente sobre o seu eixo. Ela parecia tão sem graça quanto uma bola de tênis suja para o pequeno anjo, cuja mente estava cheia do tamanho e da glória de tudo quanto vira.- Quero que você observe esse planeta em particular – disse o anjo mais velho apontando com o dedo.- Bem, parece muito pequeno e um tanto sujo – disse o pequeno anjo. – O que há de especial nele?Para o pequeno anjo, entretanto, a terra não parecia tão impressionante. Ele ouvia aturdido e incrédulo enquanto o anjo mais velho lhe dizia que aquele planeta, pequeno e insignificante e não muito limpo, foi o famoso Planeta Visitado.- Você quer dizer que o nosso grande e glorioso Príncipe [...] desceu em pessoa para essa bolinha de quinta categoria? Por que ele fez uma coisa dessas?O rosto do pequeno anjo enrugou-se de desgosto.- Você está me dizendo que ele desceu tão baixo para se tornar uma daquelas criaturas rastejantes e arrepiadoras daquela bola flutuante?- Sim, e não penso que ele gostaria de que você as chamasse de “criaturas rastejantes e arrepiadoras” com esse tom de voz. Pois, por estranho que possa parecer para nós, ele as ama. Ele desceu para visitá-las a fim de torná-las parecidas com ele.O pequeno anjo ficou pasmado. Tal pensamento estava quase além de sua compreensão.
3.Deus liberta o homem:
Há algo que limita o homem, algo que o escraviza. O que limita o homem é o pecado.
Lutero - O pecador é o homem curvado e si mesmo.
John Stoot - O pecado é a afirmação rebelde de mim mesmo contra Deus e contra meu próximo.
A única forma de sermos libertos do pecado é por meio de Jesus Cristo.
(Jo. 1-29) – “No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro que tira o pecado do mundo”
(1Jo3 –5e6) – “Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando, todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.”
A ordem de Deus é que o coloquemos em primeiro lugar, nosso próximo em seguida e o nosso eu por último.
O homem foi feito para amar a Deus e amar ao próximo.
A verdadeira liberdade é ser o meu eu verdadeiro como Deus me fez e me planejou que eu fosse.
Quando vivemos um relacionamento intenso com este Deus, por meio de oração, por meio da Bíblia, ficamos cada vez mais livres.
De acordo com Jesus o que penso dele e como reajo vai determinar meu destino por toda a eternidade.
(Lc 12:8) - “ Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus”
O milagre da Restrição:
Às vezes desejo que Deus me esmague, para vencer minhas dúvidas com a certeza, para me dar provas finais de sua existência e de seu interesse.
Também quero que Deus desempenhe papel mais ativo nos negócios humanos.
Quero também que Deus assuma um papel mais ativo em minha história pessoal.
Quero respostas rápidas e espetaculares ás minhas orações, cura para minhas enfermidades, proteção e segurança para os meus queridos.
Quero um Deus sem ambigüidade, um Deus ao qual eu possa recorrer por amor de meus amigos incrédulos.
Quando tenho estes pensamentos, reconheço em mim um eco tênue, abafado, do desafio que Satanás lançou a Jesus há dois mil anos.
Mateus 4.4 – Texto base para a meditação.
Lutero - O diabo é míope ele olha apenas para o que é grande e elevado.
Como se Satanás dissesse para Jesus :” Por que movimentar teus pés tão lentamente para o que é melhor?”Se você é Deus então me ofusque. Aja como Deus agiria. Jesus replicou: apenas Deus toma estas decisões, portanto, não faço nada sob o teu comando.
Jesus multiplicou pão para 5 mil.Jesus derrotou a morte.E não ressuscitaria para se tornar Rei dos Reis.
Mateus 26 – 36 a 46
Jesus foi tentado no jardim, Jesus foi tentado no deserto. Jesus foi tentado na cruz.
7.200 anjos com o olhar fixo em Jesus e com suas asas inertes esperavam uma só ordem.
Para Jesus a tensão maior era: Por que simplesmente não destruir o tentador?
Em vez de esmagar o poder do mal pela força divina, em vez de compelir a justiça e destruir os perversos,em vez de estabelecer a paz sobre a terra por meio de um Príncipe perfeito, em vez de reunir os filhos de Jerusalém sob Suas asas e salvá-los dos horrores que angustiavam Sua alma profética.
Ele deixa o mal operar a vontade e enquanto existir, contentou-se com os métodos lentos e desencorajadores de ajuda essencial,
tornando os homens bons, expulsando, não apenas controlando Satanás.
Ele resistiu a cada impulso de operar mais rapidamente para um bem inferior.
Deus resiste a essas tentações agora como Jesus resistiu àquelas na terra, estabelecendo um jeito mais lento, mais gentil. A natureza de Deus é auto doadora, ele fundamenta seu apelo sobre o amor sacrificial.
(Hb 5 – 7a8) – Ele, Jesus, nos dias de sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia o livrar da morte e tendo sido ouvido por causa de sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.
Os clamores de Jesus foram respondidos, não através de um livramento, mas através de sua ressurreição.
(Salmos 22. 24) – Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro.
Deus ouviu o clamor de Jesus e ouve a seu clamor!
Quando Deus quer quem pode impedir?Quem pode frustrar os planos de Deus?O que você tem pedido para Deus é um bem inferior?Você está desencorajado?Deus tem lhe dado ajuda essencial?O que você quer pedir para Deus hoje?
(Salmos 9- 18) – Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.
Elizeu orou e pediu a Deus: “ Abra os olhos do moço...” e o moço viu cavalos e carros de fogo prontos para a batalha, um grande exército de anjos.
Deus é assim, age e faz milagres muito além do nosso olhar.Deus está agindo além da sua visão. Espere!
Deus não está morto. Deus tem algo muito melhor para você e no tempo certo te dará.
Hoje é o dia da visitação de Deus. Deus está te visitando hoje!! Faça um compromisso com Ele!Louve o seu nome!!! Diga a Ele que você o ama. Amém.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home